No auditório Sérgio Mascarenhas do Instituto de Física de São Carlos ocorreu em 14 de março o início do Ciclo de Conferências “Educação e Ciência”, organizado pelo grupo de estudos “Ciência, Educação e Inclusão” do Instituto de Estudos Avançados, Polo São Carlos. Especialistas discutiram os impactos do “Provão Paulista”, programa que busca democratizar o acesso ao ensino superior, avaliando alunos do ensino médio e preparando-os para a universidade.
A conferência inaugural contou com as professoras Daniela Taipeiro e Sônia Silva, Supervisoras de Ensino na Diretoria de Ensino São Carlos, e a Dirigente Regional de Ensino, Profa. Débora Costa Blanco. Lançado em 2023, o “Provão Paulista” visa democratizar o ensino superior, conforme o Decreto 67.941. Destacou-se a parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e instituições públicas de ensino superior. A região de São Carlos obteve sucesso, superando escolas privadas em aprovações nos vestibulares.
A participação dos estudantes no “Provão Paulista” foi destacada como crucial para incentivar a continuidade dos estudos. O evento enfatizou a necessidade de políticas educacionais contínuas para garantir o progresso do sistema de ensino. Com foco na preparação dos alunos, especialmente os de escolas periféricas, o “Provão Paulista” busca igualdade de oportunidades, oferecendo 15.369 vagas em diversas universidades, incluindo 1.500 vagas para a USP. Desafios incluem garantir a retenção dos estudantes na graduação e aumentar o número de vagas disponíveis nas universidades.