O Grupo de Estudos em Ciência, Educação e Inclusão – GECEI congrega duas vertentes de ações em prol da Educação Básica: uma focada no Ensino Fundamental e a outra no Ensino Médio. A vertente CienciaWeb visa utilizar a metodologia de resolução de problemas por meio da execução de projetos em eixos temáticos subordinados a temas de importância atual local ou de reconhecida importância pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados nas Nações Unidas em setembro de 2015. Para tanto os alunos do Ensino Fundamental serão distribuídos em grupos, aprenderão a utilizar vários softwares e a fazerem buscas nos meios digitais e/ou impressos e apresentarão seus resultados com a mediação da professora da sala de aula. Serão então levados a socializar os seus resultados para a classe, criticados pelos demais grupos, e deverão aprimorar tanto a redação como o conteúdo de suas pesquisas. Com isso pretende-se levar os alunos a reconhecerem seu protagonismo na aprendizagem e reconhecer que desse modo adquirem a competência em aprender a aprender utilizando recursos digitais ou impressos. O resultado será a produção de um jornal impresso com seus resultados e produções literárias ou desenhos relacionados ao tema. O jornal será inserido no portal CienciaWeb.
Cada semestre letivo será desenvolvido uma atividade temática nas escolas em regime de tempo integral e durante o ano todo nas demais escolas. Por outro lado, a vertente do Programa Vem Saber – um programa de difusão científica da USP – busca oferecer atividades para estudantes, professores e gestores escolares de ensino médio da rede estadual em parcerias com as 91 (noventa e uma) Diretorias Regionais de Ensino. Um dos principais projetos dessa vertente é o denominado “Universitário por um dia”; uma iniciativa em que os estudantes do ensino médio vivenciam o ambiente universitário por meio da participação em atividades práticas de ciência em um período de 7 horas na Sala do Conhecimento, localizada no Centro de Apoio Didático, área 2, campus USP São Carlos. A essência do Universitário por um dia é motivar os estudantes a seguir carreiras no ensino superior. A inclusão de jovens de escolas públicas é a principal meta do projeto. O projeto já ocorre desde o ano de 2010. No presente Grupo de Estudo estudaremos como conectar as duas vertentes em busca de uma educação de qualidade e tendo o aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem.
Desenvolver projetos com estudantes e professores, realizar atividades em prol da Educação, elaborar oficinas de formação de professores e incluir jovens com dificuldades socioeconômicas no ensino superior são os objetivos gerais do Grupo de Estudo Ciência, Educação e Inclusão. Mais especificamente, duas principais vertentes de ações em prol da Educação Básica serão realizadas. A vertente CienciaWeb, que visa a utilizar a metodologia de resolução de problemas por meio da execução de projetos em eixos temáticos de importância atual e local ou de reconhecida relevância e subordinados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nessa vertente o foco principal serão os estudantes do Ensino Fundamental. A outra vertente, denominada Vem Saber, desenvolverá atividades para estudantes, professores e gestores escolares de ensino médio da rede estadual em parcerias com as 91 (noventa e uma) Diretorias Regionais de Ensino buscando ampliar o acesso dos jovens matriculados em escolas públicas ao ensino superior público.
Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes – Professor Titular do IFSC, USP São Carlos
Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas – Professora Titular do IFSC, USP São Carlos
Dra. Neucideia A. S. Colnago – doutora em Psicologia
Dra. Karina de Paula – bióloga e doutora em Ciências/ Física Aplicada e Biomolecular
Dr. Herbert Alexandre João – doutor em Educação e Licenciado em Ciências Exatas/Física
Profa. Tainá Lucrecio – Graduada em Licenciatura em Ciências Exatas/Matemática
Prof. Leila R. Pazzato – Licenciada em Ciências e Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Prof. Sebastião de Oliveira Rocha
Profa. Giovana Regina Radicche – graduada em Química e Ciências Biológicas, professora da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião
Gabriela Soares dos Santos – estudante de Ciências Físicas e Biomoleculares, bolsista PUB/USP
Luiza Deboni de Carvalho Martinez – estagiária do IFSC/USP – Programa Vem Saber