David Sperling, vice-coordenador do IEA Polo São Carlos e professor do IAU, é premiado por seu projeto de extensão em escola pública de São Carlos

David Sperling (ao centro) durante o recebimento do prêmio “Melhores Práticas de Atividades de Extensão (AEX)

O Projeto “Escola [Bica-Aquífero] Mundo: lugares de aprendizagem entre o parque do bicão e o aquífero guarani”, coordenado pelo pesquisador David Sperling,  recebeu o 1º lugar no Prêmio Melhores Práticas de Atividades de Extensão (AEX) na categoria Campi do Interior – Humanas.

A Oficina Escola [Bica-Aquífero] Mundo foi realizada como Atividade de Curricularização da Extensão da USP, envolvendo pesquisadores da universidade, alunos de arquitetura e urbanismo do IAU-USP, educadores e estudantes da Escola Estadual Professora Elydia Benetti, em São Carlos/SP. 

De acordo com Milene Estrela, estudante de graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP),  participar da oficina foi uma experiência transformadora. Ela relata que entrou no projeto motivada pela curiosidade de explorar outras formas de ver e sentir o território e que, ao longo dos encontros, viveu momentos marcantes, como as caminhadas no Parque do Bicão e a escuta atenta às presenças não-humanas que também  habitam o espaço.

“Aprendi que mapear não é apenas registrar caminhos, mas revelar relações — entre pessoas, plantas, animais e memórias. A criação de fábulas, desenhos e o diagrama instalado sob a paineira no pátio da escola tornaram visível a potência de unir arte, ciência e afeto.” – Milene Estrela

Inspirada pelo conceito de arte-ciência cidadã desenvolvido pelos coordenadores, a oficina propôs uma abordagem inter e transdisciplinar de cartografia multiespécies. Conectando o ambiente escolar ao Parque do Bicão e ao Aquífero Guarani, ao longo de cinco encontros, foram realizadas coletas, estudos de espécies, produção de mapas, desenhos e fábulas.

Hellen Beatriz de Sousa Sales, outra estudante da graduação em Arquitetura e Urbanismo que participou do projeto, relata seu entusiasmo em participar do projeto por se tratar de uma atividade realizada em uma escola pública, como a que ela estudou durante toda sua vida escolar. 

Nunca imaginei que poderia entrar em uma universidade pública, muitas vezes nem compreendia direito a importância dela, mas quando aconteciam essas visitas ficava instigada em querer conhecer a vida universitária. Acredito que o mesmo possa acontecer com as crianças participantes desse projeto.” – Hellen Beatriz de Sousa Sales

Ela relata ainda que as crianças da escola estavam sempre animadas para participar das atividades propostas e que demonstravam bastante interesse em aprender, por serem atividades que fugiam da rotina escolar a que estavam acostumadas.

Durante o projeto, foi realizada ainda a instalação de um diagrama cartográfico sob uma paineira existente no pátio da escola. A instalação final e as interações com o território tornaram visível uma rede de relações multiespécies, revelando o potencial transformador da arte-ciência cidadã no cotidiano escolar e urbano.

Atividades desenvolvidas pelos estudantes durante as oficinas do projeto

Capa do Ebook

Em comemoração ao prêmio, foi lançado o vídeo da oficina que pode ser conferido em nosso canal no youtube. Em breve o livro digital do projeto estará disponível no Portal de Livros Abertos da USP.

A entrega do prêmio foi realizada durante o Seminário de Cultura e Extensão 2025, que aconteceu no dia 17 de junho, na Biblioteca Brasiliana, no campus da USP em São Paulo. O evento pode ser assistido na íntegra pelo canal da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.

Durante o simpósio, o professor David Sperling fez uma fala no sentido de que ao invés de “extensão para” deveria ser pensada uma “extensão com”, ou seja, uma extensão que não nascesse da universidade e sim nos territórios, já que são nos territórios que estão presentes os problemas a serem enfrentados e as riquezas disponíveis para isso. 

Sua fala reflete uma das bases de sua pesquisa acadêmica e do projeto Escola [Bica-Aquífero] Mundo: a valorização do território e do saber que dele emerge.

Falou ainda no evento sobre  a necessidade de que estas atividades de extensão, devido à importância na formação dos alunos, fossem institucionalizadas ao invés de composta por iniciativas pulverizadas de docentes e com recursos distribuídos de maneira desigual.

A atividade Escola [Bica-Aquífero] Mundo envolveu, além da USP e da escola que recebeu a oficina, diversas outras entidades e pessoas. Confira abaixo todos os participantes que tornaram o projeto possível.

Instituições envolvidas:

Escola Estadual Professora Elydia Benetti, Universidade de São Paulo, Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP-Polo São Carlos), Grupo Arte Ciência Tecnologia (ACT>IEA-USP), Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP), Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC-IAU-USP), Grupo Saúde Planetária (IEA-USP), Cátedra Martius (DAAD-USP), Technische Universität Berlin, Diretoria de Ensino – Regional de São Carlos, Governo do Estado de São Paulo

Coordenação:

David Sperling, Ana Carolina Tonetti, Ivete Camargo de Araújo e Heloisa Carocci Crnkovic

Coordenação Adjunta:

Gabriel Ramos, Fabiana Palmeira, Gabriela Romano López, Nayara Benatti, Rhayza Lourenço, Alessandra Pavesi (tutoria externa)

Tutoria alunos de graduação do IAU-USP:

Allan Kennedy, Ana Elisa Pereira Chaves, Barbara de Freitas Kimura, Julia Ferreira, Hellen Beatriz de Sousa Sales, Milene Estrela, Vitória Pires

Alunos Escola Estadual Prof. Elydia Benetti

Alice de Paula Rabelo, Ana Clara D. Pagani, Beatriz Zambom Zacarin, Caua Pereira Santos, Davi Lembo Amaro, Felipe Antonio B. Poppi, Felipe Cambourakis de Souza, Gabriel Lopes Vieira, Geovania Sophie Colleone, Guilherme Crnkovic Achui, Heitor de Souza Nazaro, Isabelli Batista Justimiano, Kemilly Moura do Amaral, Kevyn M. do Nascimento Inacio, Laura Santos de Almeida, Leticia da Silva Carlos, Nathaly Sales Silva, Nicolas Lopes da Silva, Nicolly Lima Silva, Pedro Fernandes Possato, Sofia Rodrigues da Silva, Sophia Ellen Pereira,Victoria Camili O. de Jesus

Participantes vinculados ao projeto Probral Capes-DAAD “Planetabilidade: integrar a saúde planetária e a coabitação multiespécies no design e pesquisa urbana”:

David Sperling, Jamie-Scott Baxter, António Saraiva, Laura Kemmer, Séverine Marguin, Yannik Krautkrämer

 

Por [Juliana Bernardo, Gabriela Langame Oliveira e Ricardo Santos Feitosa Filho]