Teve início no dia 15 de março o período sabático do prof. Dr. Ruy Sardinha Lopes no IEA Polo São Carlos.
Ao longo de um ano, o Prof. Ruy desenvolverá a pesquisa “Ambientes e Aglomerados Urbanos Criativos: Os parques tecnológicos e as agências de inovação universitárias no interior do estado de São Paulo.”
Cada vez mais os vínculos entre o desenvolvimento social e econômico e a criação de ambientes propícios para a geração de conhecimento e inovação têm se colocado como objetivos centrais das políticas públicas de desenvolvimento. As universidades, em especial as públicas, que historicamente protagonizam o lócus da geração de conhecimento especializado no Brasil, vêm, mais recentemente, reivindicando seu papel como indutoras dos processos de inovação; impactando de maneira significativa os ecossistemas de inovação existentes no país. Para tanto a formação de ambientes e aglomerados de inovação no interior das universidades, como os parques tecnológicos e as agências de inovação tem sido fundamental.
Tal impacto ultrapassa, muitas vezes, o âmbito da geração e transmissão de conhecimento e da interrelação entre as universidades e as empresas, incidindo de maneira significativa nas dinâmicas sociais e urbanas das localidades em que estão inseridas. Não se trata, entretanto, de uma via de mão única: o contexto e as políticas de desenvolvimento social e urbano existentes também têm papel decisivo na consolidação e sucesso dos ambientes de inovação, universitários, inclusive.
A presente pesquisa pretende analisar o impacto das agências de inovação e parques tecnológicos da Universidade de São Paulo nas cidades médias do interior do Estado, em especial as cidades de Ribeirão Preto e São Carlos, tanto no que se refere aos ecossistemas de inovação aí existentes quanto suas dinâmicas urbanas.
Seja muito bem-vindo!