Profa. Yvonne Primerano Mascarenhas, professora emérita do IEA-USP, é uma das três vencedoras do 5º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, concedido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). As outras duas vencedoras do prêmio foram a antropóloga Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha (na área de Humanidades) e a biomédica Regina Pekelmann Markus (na área de Biológicas e Saúde).
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 06 de fevereiro de 2024, às 10h, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antônia da USP (Rua Maria Antônia, 294 – 3º andar), em São Paulo. Além de celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco, a premiação comemorará o centenário de nascimento de Carolina Bori (1924-2004), que consolidou a Psicologia na ciência e na sociedade e foi a primeira cientista mulher a presidir a SBPC.
Trajetória – Com graduação em Química e em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1954), Yvonne tem ainda doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1963), livre-docência (1972) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Harvard University (1973). Foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), em 1956, e uma das pioneiras na fundação do então Instituto de Química e Física de São Carlos (IFQSC/USP). Tornou-se professora-titular do Instituto em 1981, onde também exerceu a função de diretora entre 1994 e 1998. Desde 2010, Yvonne se dedica à Difusão Científica, voltada para o apoio ao Ensino Fundamental e Ensino Médio. Nesse contexto, coordena um Grupo de Estudos do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo de São Carlos, além de liderar uma Agência de Difusão Científica, cujo principal veículo de comunicação é o Portal Ciência Web.
Ao longo de sua brilhante carreira, ela recebeu dezenas de homenagens e distinções. Em 1998, foi condecorada com a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Grã-Cruz, e, em 2013, foi agraciada com o título de pesquisadora emérita do CNPq. Foi uma das 12 cientistas a receber o prêmio “IUPAC-2017 Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering Awards” da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), concedido a mulheres com realizações impactantes na pesquisa em química ou engenharia química.